Twitter

sábado, 25 de maio de 2013

O Dia em que a Terra Parou (1951) - Robert Wise

O Dia em que a Terra Parou (AVi) - Legendado

Sinopse: Uma espaçonave aterrissa em Washington D.C. e dela surge um alienígena, escoltado por um ameaçador robô com poder de destruição além da imaginação. Assim se inicia o suspense de ficção científica, O Dia em Que a Terra Parou, um clássico "filme atômico" da década de 1950 que inspiraria filmes de invasões alienígenas nas décadas seguintes. Desapontado em seus esforços de encontrar-se com os líderes mundiais e alerta-los que a Terra está à beira de extinção, o alienígena, Klaatu (Michael Rennie), vai para as ruas. O pedido de paz de Klaatu recebe a solidariedade de uma jovem e bela mulher (Patrícia Neal) e de um eminente cientista (Sam Jaffe), mas o resto da humanidade reage com desconfiança, medo e violência. Com o tempo se esgotando, Klaatu é forçado a demonstrar seus fantásticos poderes em uma exibição espantosa, ensinando a todos os seres humanos uma lição duradoura.




Ficha do Filme:
Título no Brasil:  O Dia em que a Terra Parou
Título Original:  The Day the Earth Stood Still
País de Origem:  EUA
Gênero:  Ficção
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento:  1951
Estúdio/Distrib.:  Fox Home
Direção:  Robert Wise

Dados do Arquivo:
Tamanho: 700 Mb
Formato: AVi
Codec de Vídeo: XviD
Codec de Áudio: MP3
Qualidade: DVDRip
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Cor: Preto e Branco

BAIXAR FILME            
LEGENDA                   

TORRENT 
Para o Torrent utilize as legendas acima.

Elenco:
      Michael Rennie
(Klaatu/Carpenter)
Patricia Neal
(Helen Benson)
Hugh Marlowe
        (Tom Stevens)















Sam Jaffe (Prof. Jacob Barnhardt)
Billy Gray (Bobby Benson)
Frances Bavier (Sra. Barley)
Lock Martin (Gort)
H.V. Kaltenborn (H.V. Kaltenborn)
Elmer Davis (Elmer Davis)
Drew Pearson (Drew Pearson)
Gabriel Heatter (Gabriel Heatter)

Prêmios
Globo de Ouro
- Ganhou
Melhor Divulgação Internacional

- Indicado
Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades:
- O diretor Robert Wise interessou-se pelo filme por acreditar em alienígenas e pelo lado anti-belicista da história.
- O personagem Klaatu foi inicialmente oferecido a Claude Rains, que não pôde interpretá - lo devido a compromissos na Broadway.
- O produtor Darryl F. Zanuck sugeriu Michael Rennie para interpretar Klaatu, baseando-se em seu desempenho na cena teatral de Londres. Zanuck sugeriu também que Gort fosse interpretado por Jack Palance.
- Um dos motivos que fizeram com que Michael Rennis interpretasse Klaatu era o fato de ser relativamente desconhecido pelo público americano, o que facilitava que fosse identificado como um alienígena.
- O personagem Gort foi interpretado por Lock Martin, o porteiro do Grauman's Chinese Theater, devido à sua altura. Entretanto ele teve dificuldades com o pesado traje do personagem, assim como não conseguia segurar a atriz Patricia Neal nos braços. Além disto Martin apenas conseguia permanecer usando o traje de Gort em torno de meia hora.
- Apesar de já ter sido contratado para interpretar o professor Jacob Barnhardt, Sam Jaffe correu o risco de ser demitido do filme. O estúdio temia escalá-lo no elenco, devido à caça às bruxas política que ocorria na época. Foi o produtor Julian Blaustein quem pediu ao produtor Darryl F. Zanuck para que Jaffe interpretasse o personagem. O pedido foi atendido, mas este foi o último filme do ator em Hollywood até o final da década de 50.
- Harry Bates, autor de "Farewell to the Master", história na qual O Dia em que a Terra Parou é baseada, recebeu apenas US$ 500 da 20th Century Fox pelos seus direitos de adaptação ao cinema.
- Em "Farewell to the Master" o robô se chama Gnut, ao invés de Gort.
- O exército norte-americano se recusou a cooperar com as filmagens, após ler o roteiro.
- As filmagens ocorreram entre 9 de abril e 23 de maio de 1951.
- Nenhum dos atores do elenco principal esteve em Washington durante as filmagens. As cenas no cemitério Arlington e no Lincoln Memorial foram gravadas pela segunda unidade de direção, com os atores gravando com tais cenas sendo exibidas ao fundo.
- A nave espacial foi construída com madeira, arame e gesso.
- Para transmitir a sensação de veracidade vários jornalistas de renome da época foram contratados para aparecerem em pontas, como eles próprios.
- Foi lançado nos cinemas junto com o curta-metragem The Guest (1951).
- A frase "Klaatu barada nikto" tornou - se bastante popular entre os fãs de ficção científica, aparecendo em diversos outros filmes.
- Refilmado como O Dia em que a Terra Parou (2008)
- O orçamento de O Dia em que a Terra Parou foi de US$ 1,2 milhão.








3 comentários: